quinta-feira, 7 de maio de 2009

Quem está em crise?

Regina Célia em seu texto “Crise na Educação: Porque?” faz-nos refletir em diferentes aspectos: Afinal, o que está em crise? O educador? O educando? A educação? O que modifica o que? O macro o micro ou vice-versa?

A problemática em si já percorre longos anos. Mesmo em outros textos, em épocas diferentes como de Hannah Arendt intitulado "Crise na Educação" publicado no ano de 1957, é evidente que já há muito questiona-se a importância do formador de opiniões, o que é, sem dúvida, pauteado no texto de Regina Célia. Entretanto, vale lembrar que a mesma ressalta o padrão humano observado ao longo da história:


“...na Grécia de Péricles, o ideal era a formação do cidadão consciente e participante da administração de sua cidade-estado; na Roma dos césares, almeja-se formar o político loquaz e o bravo guerreiro; durante a Idade Média, era a formação do homem moralmente íntegro e do cristão temente a Deus; por ocasião da revolução comercial e, posteriormente, industrial, nas sociedades que sofreram de forma mais aguda e intensa o impacto dessa fase, propunha-se formar o burguês dotado de iniciativa e senso comercial.”



A humanidade fora mudando ao longo do processo histórico levando junto consigo seus conceitos de valores. Porém, em um dado momento esses valores se perderam e então nos transformaram nesta sociedade contemporânea que ao menos sabe para onde quer ir, que dirá, absorver conhecimentos, para ela, obsoletos.
Vemos que a problemática em si não diz respeito à métodos pedagógicos eficazes ou sistemas de ensino exemplares, o que se pauteia é: que tipo de cidadão pretendemos formar? Ou melhor colocando, estamos dispostos à faze-lo?
O Educador é aquele peixe que nada contra a maré em busca de algo que o faça sobreviver. E, se uma gota no Oceano é pouco aos olhos dos mais pessimistas, os utópicos acreditam sim, que de gota em gota chegarão lá. Se vive-se em uma sociedade corrompida que não sabe aonde quer chegar, seduzida pelo capitalismo selvagem aonde ter é mais importante do que ser, é chegado o momento onde precisamos questionar a que ponto conseguiremos influenciar o meio em que vivemos ou nos deixaremos ser influenciados por ele?
Quem está em crise afinal? A sociedade está em crise. A mesma aonde encontram-se educador e educando.
Cabe ao Educador a grande responsabilidade de decidir: Serei um agente da mudança? Ou esperarei outro Luther King, Lutero, Mandela, Madre Teresa surgirem?
Exagero? Pode ser, no entanto, se não for um agente modificador do meu micro- mundo, que dirá desta vasta extensão de mundo que Deus nos deu.
É o micro, em sua ousadia que transforma o macro, assim nos evidencia a História!

Nenhum comentário:

Postar um comentário