quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Lições da Grande Alma...


Certa vez Arun Gandhi, neto de Mahatma Gandhi, em uma conferência na Carolina do Sul contou sobre a viagem que fez da África do Sul até a Índia, aos 12 anos, para seu primeiro encontro com o avô famoso.
Mahatma estava tentando ensinar o garoto a manter um diário de raiva.

"É normal você sentir raiva", disse o avô. "O que importa é como você canaliza esta raiva."

Ele pediu a Arun que parasse todas as vezes que sentisse raiva de alguma coisa e, no calor do momento, escrevesse todos os seus pensamentos e sentimentos. Então, no dia seguinte, depois que as emoções estivessem esfriado, ele deveria voltar e ler seu diário, refletindo como canalizar aquele poder para o bem.

"Vá em frente e tente!"Disse Mahatma.
"Escreva tudo aquilo que o deixa com raiva."

O jovem Arun, com seus 12 anos, sentiu tanto ódio por ter de passar o tempo registrando sua raiva que quebrou o seu lápis em dois e o jogou por cima do ombro. De maneira gentil, porém firme, seu avô fê-lo se sentar e deu-lhe um sermão:

_"Este lápis é apenas um toco", disse, "mas imagine se 20 milhões de meninos ao redor do mundo jogassem fora seus lápis. Pense nas árvores que teriam de ser cortadas. Pense nos trabalhadores que colocariam o grafite dentro do lápis. Pense no desperdício tão desnecessário". Mahatma pediu emprestada uma lanterna, e os dois passaram a hora seguinte agachados, procurando pelo toco de lápis.

Nas várias semanas que se seguiram, Mahatma orientou seu neto como controlar suas expressões de emoção. "Ele ensinou-me a me controlar", lembrou Arun. "Foram necessários muitos meses de prática até que estivesse pronto para voltar para casa. Mas no tempo devido, consegui perceber que aquilo estava me libertando. Eu era uma vítima desesperada de minhas próprias paixões. Naquele momento, eu estava aprendendo a ser o mestre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário